PROGRAMAÇÃO

Circuito Valer promove mais de 100 ações pela Leitura em São Carlos 
Circuito quer estimular a reflexão sobre diferentes práticas de leitura.

Em meio a xícaras de café e bate-papos literários entre representantes de algumas das instituições de educação, cultura, terceiro setor, livrarias, empresas, e, também, escritores e amantes da leitura, surgiu o desafio: Se topamos ler, que tal fazer isso valer? Acontece, assim, no próximo dia 02/10, terça-feira, às 17h, na Biblioteca do Sesc – durante coletiva de imprensa - o lançamento do Circuito Valer, primeiro ciclo de eventos e ações em prol da leitura organizado pelo Coletivo Topamos Ler.
Serão realizadas mais de uma centena de atividades no período de 08 de outubro a 09 de novembro, espalhadas por toda a cidade com o objetivo de fomentar reflexões acerca da leitura. Entre feiras de livros, saraus, rodas de leitura, contação de histórias, oficinas, encontro com escritores, lançamento de livros, peças de rádio-teatro, exibições de filmes, exposições, debates, campanhas de troca e arrecadação de livros, o público poderá entrar em contato com as mais diferentes práticas que envolvem a leitura através de eventos majoritariamente gratuitos.
Formado por representantes de diferentes setores, tais como Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, Sesc, UFSCar (Centro Acadêmico de Letras,, Departamento de Ciência da Informação, Rádio UFSCar, Biblioteca Comunitária e EdUFSCar), contando ainda com a participação de instituições do terceiro setor - como a ONG Ramudá e o Espaço Alternativo Veracidade - e realizadores como o Festival Contato, Livraria Sideral e Shopping Iguatemi, o Coletivo Topamos Ler pretende transformar o mês de outubro em uma grande celebração em torno da Leitura.
Durante a coletiva de imprensa para o lançamento do Circuito Valer, o Coletivo Topamos Ler pretende ler seu manifesto e convidar outras instituições e pessoas a aderirem à causa de divulgar e incentivar todas as possibilidades de leitura e leitores, valorizando a força que crianças e adultos exercem através do cotidiano ato de ler, formador por excelência de cidadãos conscientes.

Confira a programação completa online. Monte sua agenda!

 
 
 








 - - - - - - - - - - - - - -

19 de outubro de 2012 (sexta-feira)

Biblioteca escolar: reencontro da biblioteca com a escola

e

ConversAÇÕES: Bibliotecas Públicas e Comunitárias


Local: UFSCar Prédio AT-2 (Aulas teóricas 2)
Auditório do CECH

08:30 Credenciamento para o evento: Biblioteca escolar: reencontro da biblioteca com a escola

09:00 Abertura

09:30 Conferência: O Estado de Arte das Bibliotecas Escolares no Brasil - Profa. Dra. Bernadete Campello (Escola de Ciência da Informação / UFMG)

10:00 Palestra: A Realidade das Bibliotecas Escolares Estaduais no Interior de São Paulo - Prof. Dr. Cláudio Marcondes de Castro Filho (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto / USP)

11:00 Apontamentos: A Biblioteca Escolar em Pesquisa

12:00 Almoço

14:00 Direitos e Deveres do Bibliotecário Escolar - Camila Rodrigues Garcia (Conselho Regional de Biblioteconomia - CRB)

15:30 Programas de Pesquisa e Extensão na UFSCar

16:30 Mesa aberta: Reencontro da Biblioteca com a Escola! - Participação de Diretores e Coordenadores de escolas estaduais e Bibliotecários

17:00 Entrega dos certificados aos participantes

17:15 Café

18:00 Credenciamento para o evento: ConversAÇÕES: Bibliotecas Públicas e Comunitárias

19:00 Abertura

19:30 As bibliotecas públicas no cenário brasileiro - Profa. Dra. Elisa Machado (Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas / Fundação Biblioteca Nacional / Ministério da Cultura)

20:00 As bibliotecas públicas no cenário do Estado de São Paulo - Adriana Ferrari (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas / Unidade de Bibliotecas e Leitura / Governo do Estado de São Paulo)

20:30 Informação pública: direito do cidadão, dever do Estado - Prof. Dr. Luís Milanesi (Escola de Comunicação e Artes/USP)

21:00 Debates

21:30 Entrega dos certificados aos participantes

Organização

Biblioteca escolar: reencontro da biblioteca com a escola
Organização: Profa. Dra. Luciana de Souza Gracioso, Profa. Dra. Ariadne Chloe Mary Furnival e Profa. Dra. Zaira Regina Zafalon
Contato: lugracioso@yahoo.com.br

ConversAÇÕES: Bibliotecas Públicas e Comunitárias
Organização: Profa. Dra. Zaira Regina Zafalon, Profa. Dra. Ariadne Chloe Mary Furnival e Profa. Raquel Juliana Leite Prado de Sousa
Contato: zzafalon@gmail.com

Promoção: Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos


Inscrições: http://migre.me/aM7fj

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário